14 de abr. de 2008




Fui ler o Hajasaco e achei essa poesia. Eu adorei! E a pergunta é: eu já criei casca, coragem e poesia, será que estou preparada para perder ou achar outro amor?


A ARTE DE PERDER

É preciso perder um amor
- ao menos uma vez na vida -
para que se crie casca, coragem e poesia.
É preciso deixá-lo perdido
entre as quinquilharias sem importância
de um armário empoeirado
no bolso de uma calça rasgada
ou jogado na rua
de um grande centro comercial.

É preciso perder um amor
num domingo de sol
após um piquenique com as crianças
- e as formigas.
É preciso olhar o mar como quem vai se afundar
esquecer as contas
e desacreditar.

É preciso perder um amor
se sentir esvaziado
carente de significado.
É preciso caminhar tranqüilo
sem aquilo
que um dia foi o próprio caminho.
(andar com as mãos avulsas sem o calor e o balanço habitual).

É preciso perder um amor
no labirinto dos dias
seguir pegadas de chocolate
bater a cara no vidro
e quebrar o nariz.
É preciso ser um astronauta da saudade
ficar em órbita
e reconstruir satélites.

É preciso perder um amor
no cassino
apostar todas as fichas
e acordar falido.
É preciso ir até o fim
- mesmo que o fim seja logo ali
na boca do caixa.

É preciso perder um amor
para que alguém encontre
- em qualquer quebrada -
aquilo que foi deixado a esmo
na friaca do outono
num cantinho da casa
ou ao sabor (agridoce) do vento.

É preciso perder um amor
ouvir Chet Baker baixinho
entender as estrelas, a lua e a sarjeta.
É preciso ir ao cinema
rever os amigos
e tomar conhaque.

No mais é perder para depois ganhar...

Gilberto Amendola, 32, é jornalista e escreve no Haja Saco às quintas-feiras
http://hajasaco.zip.net/
O quadro é do Lucian Freud e chama-se "Ib and her Husband"

2 comentários:

Cris disse...

Tenho adoração pelo Lucian Freud. Me lembro direitinho o dia que o Dani me mostrou no meio daqueles livros todos o do Lucian.
Me apaixonei por todos aqueles corpos e suas peles e textura...

Difícil é deixar os corpos irem embora, ne?

Elizabeth Maia disse...

Oi! Fucei o Haja e vim parar aqui. Eu adoro esse texto do aMendola. Aliás, sou fã dele e de tudo que ele escreve. A gente só sabe se está pronta pro amor no dia que ele chega. É isso que eu penso. Um abraço.